Defensores Total
Cartas táticas
Me Cubra (Cover me)
Esta pode ser uma das cartas mais poderosas no arsenal dos Defensores, mas apenas se você tiver modelos em alcance para usá-la. Se você trouxer uma equipe de especialistas em alcance 2, pode acabar nunca conseguindo aproveitar esse benefício. Além disso, seu oponente pode tentar empurrar ou posicionar seus modelos de forma que esse benefício seja anulado. Isso significa que a próxima carta pode ser especialmente útil para levar junto com ela.
B+. Você precisa de um alvo grande e forte para que esta carta valha a pena. Felizmente, você tem alguns Hulks afiliados.
Malandragem (Street Smart)Fora a utilidade mencionada acima, esta carta é uma das mais situacionais do grupo. Provavelmente é melhor guardá-la para quando você estiver enfrentando uma afiliação com muitos empurrões, como os Guerreiros da Teia. Caso contrário, seu oponente simplesmente vai se concentrar ainda mais em ferir qualquer modelo que a tenha usado. Ela combina bem com Cover Me para ajudar a impedir que seus modelos sejam empurrados para longe demais de seus aliados, a ponto de ninguém conseguir realizar os ataques de retaliação.
A. Ser capaz de simplesmente parar de ser empurrado ou jogado vale totalmente o 1 de dano que você tem que sofrer por isso.Pentagrama de Farallah (Pentagram of Farallah)
Tenho muita dificuldade em decidir se devo ou não incluir essa carta. Tanto o Doutor Estranho quanto o Wong geralmente vão querer usar todo o poder que têm para ativar suas superpoderes, então, quando essa carta entra na minha lista, muitas vezes acabo nem querendo usá-la. Sem contar o fato de que qualquer modelo pode atravessar o portal. Depois de várias partidas testando, decidi que ela é mais útil quando usada depois de alguns turnos. Mais para o meio do jogo, ela pode ter um impacto muito maior e permitir que você a posicione de forma a tirar mais proveito do que seu oponente. E pode ser ótima para ajudar a perseguir personagens como a Gata Negra ou a Viúva Negra, que gostam de pegar fichas e sair correndo para se esconder com elas.
R. Você tem que aprender a usar o cartão com Erek Wong, mas ele teve um sucesso incrível com ele.
Proteção Mística (Mystic Ward).
Estou começando por aqui porque provavelmente é a carta de utilidade mais ampla. A única situação em que talvez você não queira incluir Mystic Ward é se tiver um bom motivo para acreditar que seu oponente está trazendo um jogo puramente ofensivo, totalmente focado em eliminar sua equipe. Se você estiver convencido de que ele não se importa nem um pouco com os objetivos, talvez algo mais defensivo seja uma escolha melhor.
A+. Transformar um seguro à vontade é uma forma de vencer o jogo.
Tenho tido muita sorte jogando com ele em partidas com poucos modelos, junto com Hulk e Namor. Embora seja arriscado, acho melhor colocá-lo em uma posição perigosa — ele vai precisar sofrer algum dano para gerar o poder de que precisa.
Depois, ele simplesmente gasta esse poder em Hoggoth’s Hoary Wisdom para ajudar a defender quem puder. Funciona melhor quando ele usa isso nele mesmo, já que pode jogar novamente todos os dados de defesa com o Eye of Agamotto.
Quando sua vida estiver um pouco baixa, ele se ativa e se cura com Oshtur’s Refuge. Se tudo correr como planejado, ele consegue aguentar uma quantidade enorme de dano e continuar de pé por vários turnos. Claro, você deve estar pensando: “desde quando as coisas saem como planejado?” Bem, francamente, nunca — mas essa tem sido uma das estratégias mais consistentes para mim.
Além disso, se você conseguir poupar um pouco de poder mesmo depois de usar vários Hoggoth’s, o Strange pode tentar usar um ataque com Crimson Bands of Cyttorak. Com a jogada adicional que ele ganha graças ao Eye of Agamotto, você tem duas chances de ativar a habilidade Mystic Binding e talvez neutralizar um personagem realmente perigoso por um turno.
A habilidade de liderança dele também é muito boa. Agora com a capacidade de distribuir fichas de Hex por toda parte. (Garantido em personagens 5+) Sem críticos explodindo, seus oponentes nunca conseguem aqueles picos de dano realmente perigosos, que são tão imprevisíveis e difíceis de lidar.
Hulk
Fora os líderes, o Hulk é provavelmente um dos personagens mais importantes que você pode levar. Ele já consegue aguentar muita pancada, e quando o Doutor Estranho está por perto com Hoggoth’s Hoary Wisdom e Oshtur’s Refuge, ele fica ainda mais resistente. Certifique-se de deixar um pouco de poder com ele para que você possa combinar essa tática com a habilidade Hulk Not Puny Banner e torná-lo quase impossível de derrubar.
Hulk em crises de Extração, onde um personagem pode acumular vários objetivos. Quando ele já pegou alguns, é hora de usar Cover Me. Se tudo der certo, isso pode criar um ciclo maravilhoso em que o Doutor Estranho lança Bolts of Bedevilment nas pessoas que atacam o Hulk, o que dá mais poder para ele continuar usando Hoggoth’s Hoary Wisdom, e o Hulk simplesmente não morre, permitindo continuar lançando mais Bolts por causa de Cover Me. Pena que só dura um turno.
Como eu tenho um estilo de jogo muito bem definido em mente, mantenho o Hulk Imortal reservado para quando as partidas têm um Nível de Ameaça mais alto do que o usual com o Hulk original. Eu prefiro o Hulk original simplesmente porque é mais difícil dar aquele Nocaute (KO) inicial nele, então ele funciona melhor com o objetivo que tenho em mente. Mas o Hulk Imortal ainda é um verdadeiro pesadelo. Ele é quase impossível de matar de forma permanente, desde que você use a mesma estratégia para mantê-lo vivo que usaria com o Hulk padrão.
Ainda assim, existem algumas coisas que podem acabar com ele, como o Cosmic Ghost Rider ou um Helios Laser Bombardment. Por isso, ter uma equipe com poucos modelos é essencial para essa estratégia: assim você mantém a prioridade e consegue curá-lo com Oshtur’s Refuge e talvez até com Patch Up, antes que o oponente consiga atacar com força total.
Ah, e tente manter um Marcador de Enfeitiçado (Hex) no Tony Stark, para que ele não possa gerar críticos explosivos com o Helios. Pena que o Cosmic Ghost Rider é imune a isso.
Namor
Namor é super útil tanto nas listas do Doutor Estranho quanto nas do Demolidor, então provavelmente vai estar em qualquer lista dos Defensores que eu montar. Mas ele é ainda mais crucial nas composições com o Doutor Estranho, sendo o terceiro personagem obrigatório — o que acho bastante apropriado, já que Estranho, Hulk e Namor formam a formação original dos Defensores.
Ele tem uma série de utilidades. Seu ataque “builder” força um personagem a derrubar qualquer objetivo que esteja carregando, ele tem uma habilidade que aplica Atordoamento (Stagger) se causar qualquer dano, e claro, ainda tem aquela pequena aura que concede rerrolagens para modelos próximos.
Até agora, evitei usar ele com a Joia do Tempo (Time Gem), porque o ponto extra acaba limitando os jogos em que consigo incluir todos os personagens que quero. Se ao menos não fosse necessário alocar as Joias na fase de montagem do roster...
Shang Chi
Shang-Chi está na sexta colocação, pois é outro personagem que eu definitivamente quero levar tanto com o Doutor Estranho quanto com o Demolidor. Ele é minha escolha padrão nas listas do Doutor Estranho quando preciso substituir o Namor em partidas de 15 Pontos de Ameaça. Já com o Demolidor, ele é praticamente presença garantida.
Assim como o Namor, o Shang-Chi tem várias ferramentas úteis — incluindo um possível Atordoamento (Stagger) em um de seus ataques básicos. Fora isso, o foco está em movimentações inesperadas e arremessos. Onde ele realmente brilha é contra-atacando enquanto outro personagem está sob o efeito de Cover Me.
Se ele estiver em alcance para usar o Rising Powers Kick, pode se reposicionar dentro de 1, o que muitas vezes permite usar o Ten Thousand Shapes Strike quando o inimigo fizer o próximo ataque. Em seguida, ele pode usar o Five Elements Fist para empurrar o atacante, possivelmente quando esse atacante não tiver mais ações para reagir. Ou ele pode avançar em Curto... talvez na direção do próximo personagem que você suspeita que vai atacar... ou simplesmente em direção a um objetivo que você quer controlar.
É tudo tão absurdamente disruptivo que provavelmente fará seu oponente duvidar de cada jogada que estiver prestes a fazer. E por fim, como ele costuma acumular bastante poder, é ótimo tê-lo por perto se você estiver levando a carta de tática de equipe Patch Up.
Wong
Pela primeira vez, o Wong aparece entre os cinco piores colocados. Isso acontece porque, como já mencionei, meu estilo de jogo preferido com os Defensores envolve poucos modelos e baixa Ameaça.
No entanto, se eu acabar jogando numa partida de 18 Pontos de Ameaça, pode apostar que o Wong estará presente — seja para dar 1 de Poder extra ao Namor com Faithful Assistant (permitindo que o atlante possa usar Charge no primeiro turno), seja para remover um marcador de Atordoamento (Stagger) do Hulk com The Vishanti’s Blessing.
E claro, nunca é ruim ter mais um corpo no campo para segurar um ponto.
Motoqueiro Fantasma
O motivo pelo qual o Motoqueiro Fantasma deve estar sempre presente no seu roster é o Penance Stare. A habilidade de remover poder de personagens pesados como o Apocalipse ou o Hulk Imortal é extremamente útil. Então, se você acha que vai enfrentar esse tipo de ameaça, certifique-se de colocá-lo na mesa.
Ele se torna ainda mais valioso se você estiver planejando usar o Pentagram of Farallah como parte da sua estratégia, já que isso permite que ele se posicione para um ataque de Flames of Hell sem precisar se mover.
E não se esqueça de usar o Spirit of Vengeance para que ele esteja sempre energizado, pronto para agir.
Iron Fist entra na equipe porque, bem, O Punho de Ferro. É um ataque com 9 dados que pode fazer com que um personagem já esteja ativado.
Ele também tem uma ótima carta de Tática de Equipe com Heroes for Hire, que permite que ele leve um golpe no lugar de um aliado e ainda se mova pelo campo. Que é exatamente onde ele quer estar, para ficar em alcance de acertar os inimigos.
E como ele tem a habilidade Master Martial Artist, é provável que ele não sofra muito dano do ataque que absorver.
Meu: Interessante lembrar que seu chute voador pode fazer para em r1 do alvo. Economizando movimentos em especial pra pontuar.
Eu mantenho o Gavião Arqueiro nas minhas equipes porque gosto de ter pelo menos um personagem que consiga atacar à distância de forma confiável. Também é útil o fato de ele poder gastar um pouco de poder para ignorar cobertura ou se reposicionar com um movimento de alcance 3. E ele ainda pode escolher o tipo de poder para o ataque com seu arco.
Outros
Excelente, mas o Motoqueiro Fantasma ficou com a vaga porque faz algo que só ele pode fazer. Ainda assim, há vários motivos pelos quais gosto do Homem-Aranha Espetacular.
Ele custa 5 de Ameaça, então ajuda quando quero montar uma equipe com poucos personagens e garantir a prioridade. Ele se move com alcance longo, o que lhe permite cobrir uma grande parte do campo. E isso sem nem considerar seu superpoder Web Swing, que permite que ele se coloque a alcance 3 e ainda adicione dois dados ao ataque Spider Strike. E ambos os ataques dele permitem que ele se reposicione, então ele pode simplesmente se mover por todo o mapa.
Ele também tem um superpoder de re-jogada de um dado de um atacante contra ele mesmo ou em qualquer aliado a até alcance 3. E como ele já pode jogar novamente seus dados de defesa, ele pode ser realmente difícil de eliminar. Seus ataques também são bem mais fortes do que parecem, já que frequentemente envolvem dano de colisão.
A-. O incrível Pete é o rei dos P2Fs, superdurável, um agarrão seguro natural e pode ajudar a manter seu time em pé. Infelizmente, tudo isso não contribui muito para o seu plano de jogo típico aqui.
Anciã fazer tradução
Testei a Anciã em algumas listas dos Defensores e isso me fez desejar tê-la usado mais na Convocação. Ela tem um monte de truques ótimos e bate como um caminhão, mas sem a carta de Tática de Equipe Iron-Bound Books of Shuma-Gorath (que só pode ser usada na Convocação), ela fica muito vulnerável com apenas 2 de defesa física.
Pantera Negra Escolhido de Bastet
Bastante utilizado pela economia de ação com dano extra que ele pode causar ao se arremessar contra os oponentes.
Completar
Blade
Blade tem algumas coisas legais a seu favor, mas existem personagens melhores para os Defensores ocuparem a vaga de 4 Pontos de Ameaça. Ainda assim, ele é excelente em outras afiliações. Nos Filhos da Meia-Noite então, com certeza, já que sua habilidade de Liderança nessa afiliação é fantástica.
Ele também tem bastante potencial como um Vingador em uma lista do Capitão América. Ele pode pagar um poder a menos para usar Supernatural Senses, o que pode deixá-lo muito resistente, especialmente se você combinar com Telekinetic Shield do Cable — que também custa um poder a menos com o Cap.
Ou você pode levá-lo com o Capitão América, Primeiro Vingador (o da nova caixa básica), permitindo que ele pague um poder para obter resultados wild garantidos em todos os ataques. Aí sua Katana causa Sangramento automaticamente, e suas Glaives sempre permitem que ele faça movimentos curtos.
Se houver um motivo para colocá-lo em uma equipe dos Defensores, seria por conta de Half-Blood Physiology. Se você acha que o oponente vai trazer uma lista com muitas condições (estamos olhando pra você, Apocalipse), é ótimo ter por perto um personagem que pode remover uma condição por um ponto de poder.
Claro! Aqui está a tradução do trecho, mantendo os termos entre símbolos (| |) intactos quando aparecerem:
Doutor Estranho Supremo
O problema com ele nos Defensores é que eu prefiro o outro Estranho.
Elektra
Ela combina bem com os dois líderes também, então definitivamente vale a pena tentar. A |*Hoggoth’s Hoary Wisdom| funciona com |*Martial Prowess| para dar a ela 7 dados de defesa, aumentando drasticamente suas chances de causar os 2 de dano retaliatório. E, claro, ela gosta das jogadas de ataque novamente do Demolidor.
No momento, ela apenas compete por um slot de 4 |TL| altamente disputado, como o Blade. Uma das melhores coisas que ela tem a seu favor é seu poderoso ataque |*Impale|. Mas ele tem uma grande desvantagem: é apenas de alcance 1.
Apesar de ela ter o |*Assassin’s Step| para se aproximar do alvo, ele custa 2 de |!power|, o que significa que provavelmente ela não vai conseguir pagar os 5 necessários para o |*Impale| até alguns turnos depois.
Ela talvez funcione melhor em uma afiliação com alguma forma de se mover de graça. Gostaria de tê-la testado nos |*New Mutants| quando experimentei a equipe algumas semanas atrás.
Elektra’s Hand Ninjas
A outra grande vantagem da Elektra são os Ninjas da Mão. A |*Liderança| do Demolidor com jogadas novamente aumenta as chances de eles causarem dano ou aplicarem o efeito de |§Sangramento§Bleed| com suas |*Ninja Weapons|.
Mas eles não deveriam estar atacando. Você deve sempre enviá-los atrás de |*Extracts| para que seus outros personagens fiquem livres para fazer coisas importantes.
Luke Cage
Luke Cage é outro personagem fenomenal de 3 |*nível de ameaça (TL)|, com um arremesso, uma habilidade do tipo guarda-costas e resiliência adicional graças à sua |*Unbreakable Skin|.
Defensores são bem resistentes, e esse cara simplesmente não faz nada que alguém da equipe já não faça.
Cavaleiro da Lua
Moon Knight é outro personagem decente de 3 |*nível de ameaça (TL)| que simplesmente não traz nada de que eu realmente precise para a equipe.
Uma de suas habilidades mais úteis é |*Chosen of Khonshu|, que o torna muito difícil de ser movido. Mas isso acaba ficando meio redundante por causa da carta de tática de equipe |*Street Smarts|.
O Justiceiro tem algumas coisas interessantes, mas nas poucas partidas em que joguei com ele, ele era frágil demais para realmente fazer algo incrível. O grande destaque dele é a carta de tática de equipe Blood Red and Personal. Ela te dá 1 ponto de vitória para cada personagem que você Nocauteia (KO) no turno em que usá-la, o que pode realmente virar o jogo. Isso faz com que meus oponentes sempre tentem eliminá-lo antes que o time deles esteja fraco o suficiente para eu conseguir KOs fáceis e pontuar com isso.
Ele geralmente acaba ficando em perigo, já que seu rifle tem alcance 3 — o que é perto demais para um personagem com estatísticas defensivas médias e sem formas de reduzir o dano recebido.
Mas ele não é só uma carta de tática decisiva. A habilidade Warzone dele também é bem útil. É incomum um personagem conseguir destruir terreno de tamanho inferior ao seu nível de ameaça, então isso faz do Justiceiro um modelo barato para remover construções incômodas que atrapalhem sua movimentação. Como Warzone causa 2 de dano fixo, ele não pode ser reduzido por Brace for Impact ou por outras habilidades que afetam dano por colisão. E funciona igualmente bem com terrenos pequenos — até aquelas lixeiras podem machucar.
Acho que ele pode funcionar muito bem com a S.H.I.E.L.D. em uma lista dos Invasores, com muitas jogadas defensivas e ofensivas repetidas. A S.H.I.E.L.D. tem apenas dois personagens da própria afiliação que conseguem arremessar terreno, então ele pode compensar um pouco essa fraqueza. Ou você pode usar a carta de tática de equipe Some Assembly Required para colocá-lo numa lista dos Vingadores, onde ele pode jogar 5 dados em todos os ataques Hip Fire.
Feiticeira Escarlate
A Feiticeira Escarlate não entra na equipe simplesmente porque já há três personagens de Nível de Ameaça 5 na lista, e não vejo onde encaixar uma quarta. Ela pode ser extremamente perigosa, mas é lenta e sofre muito contra qualquer personagem que tenha acesso fácil a empurrões, o que pode forçá-la a sair do alcance e fazer com que desperdice uma ação só para se reposicionar. Ela tem, sim, uma carta de Tática de Equipe incrivelmente útil — No More Mutants — que pode realmente atrapalhar os planos do seu oponente, mas isso ainda não é o suficiente para garantir seu lugar na equipe.
A Silver Sable já está competindo por um espaço como suporte de longo alcance com o Gavião Arqueiro, mas ela tem um Nível de Ameaça um ponto mais alto, o que torna mais difícil encaixá-la na equipe. Seus superpoderes e habilidades são definitivamente úteis o bastante para justificar o custo mais alto, mas seu ataque principal só gera 1 de poder — e não poder igual ao dano causado. Isso faz com que ela geralmente fique com pouco poder, conseguindo usar apenas uma habilidade por turno e quase nunca conseguindo usar seu ataque mais forte. Tudo isso resulta em uma personagem que simplesmente não funcionou muito bem para mim com os Defensores. Talvez eu encontre um lugar para ela em outra Afiliação.
Valkiria
"Valkyrie é uma miniatura de Nível de Ameaça 3 extremamente boa, com um Arremesso, uma Investida e o Superpoder Warrior of Legend que torna seus ataques ainda mais perigosos. Você não estaria errado em colocá-la na sua lista, mas para mim o Punho de Ferro tem prioridade no esquadrão por causa daquele ataque devastador dele.
Homem Aranha
Sim, este é o Homem-Aranha que você está vendo aqui – é só aquele da caixa Rival Panels, não o da caixa dos Web Warriors. Acho que a maioria dos jogadores de MCP concordaria comigo que o Homem-Aranha realmente sofre da “síndrome do modelo antigo”. Ele está no jogo desde o início e poderia passar por alguns ajustes para se tornar um pouco mais competitivo. Como se isso não fosse ruim o bastante, existem outras duas encarnações do Peter Parker que são extremamente boas, então essa versão quase nunca é usada.
Wolverine
Claro! Aqui está a tradução do texto:
Apesar de ter crescido lendo os quadrinhos dele, não sou muito fã do Wolverine em MCP. Ele não causa nem de perto o dano que você esperaria com aquelas garras de adamantium. Além disso, ele não tem nenhuma habilidade útil para ajudar na sua estratégia. Ele só bate nos outros. Com 7 de vida e Healing Factor 2, ele pode ser um pouco difícil de derrubar se o oponente não focar nele. Quando sua carta vira, ele fica um pouco mais interessante. Ele adiciona todo o dano que sofreu aos seus ataques, o que significa que pode desferir um Berserker Barrage absolutamente devastador com 12 dados quando está com apenas 1 de vida. O único problema é que ele não pode interagir com ou segurar objetivos no lado ferido, então ele só vai marcar pontos por segurar uma área. Isso significa que eu simplesmente não vou colocá-lo em campo se uma das missões envolver Interação. E isso quer dizer que não faz muito sentido incluí-lo no esquadrão."
Claro! Aqui está a tradução literal do texto:
Certo, veteranos de MCP... percebem algo em comum com esses três personagens? Isso mesmo, todos eles podem atacar durante o turno de um modelo inimigo. Isso significa que todos funcionam muito bem com o Demolidor, já que estão recebendo relançamentos de ataque o tempo todo. A Gwenom ganha pontos extras porque, se ela fizer um ataque Symbiote Spider Technique em um turno em que foi colocada em campo, ela pode avançar Longa após o ataque ser resolvido. Então, saltar por um Mystic Portal a torna super móvel, permitindo dois ataques e movimentações em um turno.
Quanto a boas escolhas para o Doutor Estranho, bem, meus favoritos para jogar com ele são todos Defensores, então não pensei muito nisso. Talvez o Crimson Dynamo? Ele pode combinar seu Disruption Field com Hoggoth’s Hoary Wisdom para tornar alguém quase impossível de matar. Também pode ser divertido usar o Taskmaster, já que teoricamente ele poderia usar dois arremessos de escudo para aplicar a condição de hex em quatro personagens em uma única ativação… assumindo que ele esteja no alcance e consiga um wild nos dois arremessos iniciais. Na verdade, estou só jogando ideias aleatórias aqui…
Esquadrão de Exemplo
Este é um esquadrão competitivo que eu acho que levaria se estivesse planejando jogar com os Defensores em um torneio. Isso significa que tive que deixar de fora alguns modelos que realmente gosto. Ele foi feito para se adequar ao meu estilo de jogo, então tem uma contagem baixa de modelos, já que costumo me sair melhor com menos personagens.
Personagens
- Demolidor (4)
- Doutor Estranho (5)
- Hulk (6)
- Blade (4)
- Gata Negra (3)
- Namor, o Príncipe Submarino (5)
- Wong (2)
- Hulk Imortal (7)
- Gwenom (4)
Cartas de Tática de Equipe
- Cover Me
- Mystic Ward
- Pentagram of Farallah
- Siege of Darkness
- Street Smarts
- Bats the Ghost Hound
- Brace for Impact (R)
- Patch Up (R)
- Deal With the Devil
- Recalibration Matrix
Aqui está a tradução do texto:
Cris de Segurança
- Onda Gama Varre o Meio-Oeste (E, 15)
- Meteoros Mortais Mutam Civis (I, 17)
- Demônios no Centro! Chegou Nossa Hora? (E, 19)
Cris de Extração
- Nave Alienígena Cai no Centro da Cidade! (C, 17)
- Fórmula Montesi Encontrada (E, 18)
- Vírus Mortal Legado Curado? (C, 19)
Eu disse que o Blade não entraria em um esquadrão puro dos Defensores, mas você não está limitado a isso e opções são importantes para jogo competitivo. Como há muita sobreposição entre os Filhos da Meia-Noite e os Defensores, vou querer poder jogar com ambos, se puder. Também tenho ambos os líderes, já que são úteis em diferentes confrontos. Minha única dúvida real é trazer os dois Hulks. Não consigo evitar pensar que um deles seria melhor trocado pelo Shang-Chi. Mas essa diferença de um ponto entre os dois Hulks é realmente útil para poder se adaptar a jogos com diferentes Níveis de Ameaça, então os dois ficaram no esquadrão final.
Se quiser, posso ajudar a revisar ou ajustar o texto para soar mais natural ou formal!
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