Convocação

 

Membros 


Clea 

Liderança 

Bar sem Porta (Lado : O Círculo do  Poder)

Bar sem Porta (Lado: As Luas de Moonpoor)

Claro! Aqui está a tradução:


Convocação

Primeiro, para quem está se perguntando: a Convocação não é um supergrupo que existe fora do Marvel Crisis Protocol. Embora existam vários exemplos de místicos da Terra se unindo, nunca foi mais do que uma aliança de conveniência ocasional.

Quanto ao estilo de jogo, eu achei a Convocação uma afiliação muito mais desafiadora de jogar do que os Filhos da Meia-Noite. Eles são incomuns em muitos aspectos e têm muito mais elementos móveis que você realmente precisa dominar se quiser ter sucesso. Um bom exemplo disso é o fato de que eles não têm um líder fixo.

Você decide qual personagem atuará como líder no início da partida, além de qual das duas habilidades de liderança será usada. Isso significa que você tem mais decisões a tomar do que com qualquer outra afiliação antes mesmo de colocar o primeiro modelo na mesa. Além disso, as cartas de tática de equipe deles exigem um pouco de finesse e coordenação para serem aproveitadas ao máximo, mas podem trazer recompensas significativas para quem as domina. Infelizmente, ainda não sou exatamente esse jogador. A parte de exibição é mais o meu forte. Mas acho que já aprendi o suficiente para compartilhar algumas dicas úteis.

Assim como nos Filhos da Meia-Noite, vou apresentar os personagens na ordem do que achei mais útil, junto com uma breve explicação do que gosto ou não gosto em cada um.

Mostruário de Miniaturas da Convocação

Barão Mordo

Mordo fica no topo da lista, já que seu superpoder Ferocity of Cyttorak é, sem dúvida, a habilidade mais importante da Convocação. Não vai te vencer uma partida sozinho, mas é útil o suficiente para que eu nunca queira jogar uma partida sem ele. E com o superpoder Master of the Occult, ele deve sempre ter energia para usá-lo pelo menos uma vez por turno.

Como geralmente gasto o poder dele no Ferocity, não posso falar com muita experiência sobre o quão úteis são suas outras habilidades. Vaulting Boots of Valtorr parece ser uma boa carta surpresa para quando ele poderia ser empurrado para fora de um ponto, mas por algum motivo isso nunca aconteceu em nenhuma das partidas que joguei.

Fora isso, ele tem só um pouquinho mais de vida do que a maioria dos personagens de Nível de Ameaça 3, mas ainda é bem frágil nos turnos em que o Iron-Bound Books of Shuma-Gorath não está ativado (o que provavelmente acontece em metade da partida, salvo alguma circunstância incomum).


Clea 

Alguém me disse que a Clea é uma das piores personagens do Marvel Crisis Protocol, mas isso parece um exagero para uma personagem de Nível de Ameaça 3 que consegue fazer tantas coisas. É verdade que ela não causa muito dano, mas seus ataques têm algumas Regras Especiais úteis. Além disso, ela pode gerar poder extra para si mesma e usá-lo para arremessar Terreno ou mover um personagem aliado para onde ele precisa estar. Também gosto da habilidade Descendant of the Faultine. Apesar de ela ter várias formas de gastar os 3 de poder que pode ganhar com Descendant, considere guardá-los para usar a carta de Tática de Equipe Book of Cagliostro no Feiticeiro Supremo.


Wong 


Wong está novamente na posição número 2. Simplesmente um cara muito útil de se ter por perto, com cura, geração de poder extra e remoção de condições. E tudo isso por apenas 2 de Ameaça!


Doutor Estranho, Feiticeiro Supremo

Mesmo colocando-o na terceira posição, não consigo imaginar levar a afiliação Conclave (Convocation) para a mesa sem o Doutor Estranho, Feiticeiro Supremo. Ele é um personagem muito forte e faz muitas coisas por 5 de Ameaça. Ele consegue mover modelos pelo campo, fazer um pouco de cura com um ataque em área grande; ganha poder extra, e ainda pode jogar novamente todos os seus dados uma vez por jogada de ataque ou defesa – incluindo crânios!


Até agora, sempre o escolhi como líder porque aquele relançamento na defesa que mencionei, junto com a habilidade Mystic Armor of Strange, fazem dele um dos membros mais resistentes da Conclave. O problema é que frequentemente acabo colocando ele no meio da confusão se vejo uma boa oportunidade de usar o Shining Circle of the Seraphim. Isso significa que ele costuma levar uma surra bem forte. E já que estamos falando do Shining Circle, não se esqueça de que, por mais forte que ele seja, o Scalpel of Strange talvez seja uma maneira melhor de gastar seu poder. MCP é um jogo baseado em objetivos, então é sempre muito útil poder mover seus modelos para garantir um ponto ou afastar um inimigo de um. Mas é isso que o torna legal: ele oferece muitas opções!


ANCIÃ

Enquanto Mordo e Wong têm papéis bem específicos nas suas listas, a Anciã é mais uma personagem versátil. Ela tem vários truques úteis e, além disso, é quem mais causa dano da afiliação, com um ataque de 8 dados. Sua maior fraqueza é a defesa Física 2, mas com relançamentos e a habilidade de artista marcial (Martial Artist), ela muitas vezes consegue se defender bem. Em turnos em que o livro Iron Bound Books of Shuma Gorath está ativo, ela se torna extremamente difícil de derrubar, já que jogará cinco dados contra ataques Físicos e Místicos.


Doutor Vodu

Classifiquei o Doutor Vodu em uma posição baixa no meu artigo sobre os Filhos da Meia-Noite (Midnight Sons), mas além de ter mudado um pouco de ideia sobre ele, ele também é uma escolha mais importante na Conclave. Ninguém mais nessa afiliação tem a capacidade de tirar fichas de objetivo dos modelos inimigos como o Vodu, então isso já garante a ele um papel especial. Além disso, o Iron Bound Books (continuo mencionando porque é importante) faz com que ele seja menos frágil do que nos Filhos da Meia-Noite, e se torna realmente resistente se estiver segurando a ficha Brother Daniel em vez de usá-la.


Fora dessas situações específicas da Conclave, me peguei desejando tê-lo no meu elenco algumas vezes recentemente. Em algumas ocasiões, meus oponentes acumularam várias fichas de objetivo em modelos difíceis de eliminar, e eu simplesmente não consegui derrubá-los rápido o suficiente para impedir que marcassem muitos pontos. O Doutor Vodu teria sido uma grande ajuda nesses momentos.


Magia


Provavelmente eu deveria jogar mais algumas partidas com a Magia antes de começar a criticá-la, mas vou fazer isso mesmo assim. Considerando apenas sua carta, ela é uma personagem decente de Ameaça 3. O problema está mais nas cartas de Tática de Equipe dela, que são interessantes — e é aí que começa o dilema. A Conclave tem tantas boas cartas de Tática de Equipe que já é difícil escolher quais levar, mesmo sem considerar as específicas de personagens.


Isso significa que, embora Faithful Companion e Journey Through Limbo pareçam bem fortes, não acho que consigo priorizá-las em vez de Plane of Pohldahk ou Orb of Agamotto. Ou até mesmo cartas mais genéricas, como Brace for Impact. Especialmente porque Journey Through Limbo acaba sendo um pouco redundante com o que o Feiticeiro Supremo já faz.


Consigo vê-la sendo mais útil em outras Afiliações, como os X-Men ou os Defensores. Além disso, a nova habilidade de Liderança dela revelada para os Novos Mutantes parece bem forte, então ela com certeza tem espaço ali.



LDoutor Estranho


Mudei bastante minha opinião sobre o Doutor Estranho "vanilla" desde meu artigo sobre os Filhos da Meia-Noite. Infelizmente, ele acaba ficando um pouco abaixo nessa afiliação porque eu prefiro o outro Estranho. E só é possível incluir um deles.


O que faz esse Estranho se destacar é que ele é bem mais resistente, graças à habilidade Hoggoth’s Hoary Wisdom. E claro, essa habilidade também pode deixar outros membros mais resistentes. Equipe o Estranho com a carta da Joia da Alma (Soul Gem) para dar a ele mais poder e permitir que use suas habilidades com mais frequência.


Embora, no geral, eu ache a versão Feiticeiro Supremo mais versátil e com mais truques úteis, esse Estranho pode ser melhor para missões em que você precisa se envolver diretamente no meio do combate e ficar cercado de inimigos.



---


Fora da Afiliação


Isso nos leva às escolhas fora da afiliação. O Fanático (Juggernaut) foi recomendado para mim como uma excelente opção para a Conclave, e existem muitos motivos para isso. Ele tem uma alta defesa contra ataques Místicos, então combina perfeitamente com... você já adivinhou... Iron Bound Books of Shuma Gorath.


Você também pode combinar o Superpoder Ferocity of Cyttorak do Barão Mordo com o Superpoder Unstoppable Momentum do Fanático para realizar um ataque extremo de 10 ou 12 dados. Ele também é bem mais resistente do que qualquer personagem que a Conclave tenha a oferecer.


Experimentei o Thor em algumas partidas para um ataque de Mjolnir com poder extra logo no início. O Wong pode dar ao Príncipe de Asgard o poder necessário para usar For Asgard! já no turno 1. Depois o Mordo usa Ferocity para dar a ele um Strike de 8 dados. Com tantos dados, é muito provável que ele ative um Arremesso (Throw) e acumule poder suficiente para um ataque God of Thunder ou outro Arremesso com Strongest Avenger. Isso deve deixar pelo menos um inimigo atordoado (Dazed) e, com sorte, um ou dois mais feridos.


O Colossus veio com a Magia e pareceu compensar algumas das fraquezas da Conclave, então decidi pintá-lo e dar uma chance. Ele é bom para se manter nos Pontos de Objetivo graças ao Organic Steel. Além disso, o Superpoder Big Brother permite que ele absorva dano – algo especialmente útil para a Conclave, cujos membros geralmente têm pouca vida. Ele também pode ser difícil de derrubar, graças ao Bozhe Moi e ao Organic Steel. Quanto mais ataques seu oponente tiver que gastar tentando derrubar o Colossus, menos ataques estarão sendo direcionados aos seus magos mais frágeis.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Links para as cartas por Afiliação

Vingadores

Asgard